Mantenha o seu pote cheio

Por Gi Germano em 26/06/2023 às 21:06:56

Festa de São João Batista

A Festa do Padroeiro de Macaé passou...

Que pena!

Mas, mantenha o seu pote cheio!

Foi simplesmente maravilhoso participar dos festejos, nos bastidores é possível escutar, visualizar e conversar com as pessoas que estiveram presentes na Praça Veríssimo de Mello.

Gratidão!

Foram muitos dias planejando este evento, a comunidade joanina se uniu mais uma vez para a realização desta festança.

Muito mais que lucro, esta festa é necessária para fortalecer o elo entre os paroquianos e a comunidade macaense, pois, a vida da Paróquia depende de todos que desejam ajudar o seu próximo!

A Paróquia São João Batista tem funcionários e encargos que precisam ser quitados todo mês, as despesas são grandes para evangelizar, contas de luz, água, som, manutenção....

São muitos os voluntários que fazem o bem, doando não só produtos como também suas mãos e o próprio tempo em prol do próximo!

São muitos irmãos que precisam da ajuda!

Tudo inicia com o Tríduo de São João Batista, um período de três dias, fazendo refletindo, meditando e orando.

No dia 24/06 foi a Solenidade de São João Batista, e a procissão aconteceu com a presença dos paroquianos, Padre José Luiz, Padre Mauro e o Bispo Diocesano Dom Luiz Ricci, a saída foi da Paróquia São João Batista passando por algumas ruas da Imbetiba ao ritmo de louvores que seguiam as reflexões de Ivania Ribeiro.

A vida de São João Batista foi encenada nas paradas, em seguida a reflexão e a bênção.

Os moradores aguardavam a passagem da procissão e foi possível também presenciar altares montados em frente das casas.

Quem é da velha guarda se emocionou ao recordar dos velhos tempos e dos seus que já não estavam presentes, mas intercedem do céu. Os mais novos visualizavam de forma respeitosa a tradição que seguia cantando rezando acompanhando o andor de São João Batista.

Muitos anjinhos também estiveram presentes carregando uma ovelhinha dentro de um chapéu de palha, um artesanato com grande significado.

A procissão fez o seu retorno e foi recebida na praça Veríssimo de Mello, com aplausos ao som do Hino de São João Batista. Emocionante!

A Missa foi campal com a presença dos padres da Paróquia São João Batista, Bispo Diocesano Dom Luiz e o Padre Gleison da Paróquia Santo Antônio e Padre Fábio da Paroquia Nossa Senhora de Fátima.

Como é bom ver as paróquias irmãs unidas!

Após a missa, a quermesse acontecia, e como foi lindo ver as pessoas nas barracas, degustando, conversando...

Quantas delícias nas barraquinhas!

Na praça as crianças brincavam... Famílias presentes!

Senti falta de uma quadrilha, e as brincadeiras do passado que aconteciam nas Festas de São João! A origem da quadrilha junina, entretanto, é o bailado trazido da França entre o século 18 e 19 e popularizado na sociedade rural.

Penso que as quadrilhas deveriam retornar, seja na forma antiga ou mais atual, elas expressam a cultura popular rural, aqui em nossa cidade temos a tradicional Feirinha aos sábados, e os trabalhadores rurais comemoram a fertilidade da terra e as boas colheitas.

E nós consumidores ficamos felizes quando as colheitas acontecem e os produtos chegam, através da venda direta sem atravessadores, os preços são acessíveis!

Voltando aos festejos...

Muitos registros foram feitos e constam nas redes digitais da Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista!

Façam uma visita, curtam e compartilhem!

Aqui me despeço...

E minha dica para 2024: Pensar numa fogueira, pau de sebo, quadrilha de crianças, quadrilha de adultos, correio do amor...

Eu sei que estamos num mundo tecnológico, mas a volta do retrô pode fazer parte deste mundo tão globalizado! E não esqueça... Mantenha o seu pote cheio!

Viva São João Batista!


Facebook da Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista: Início dos registros sobre a Festa do Padroeiro:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=255066373809675&set=pcb.255069347142711

Instagram da Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista: Início dos registros sobre a Festa do Padroeiro:

https://www.instagram.com/pastoraldacultura_sjbatista/?hl=pt

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki